TESTE DE VELOCIDADE de internet | Medidor de internet

Uma ferramenta que deveria ser utilizada com mais frequência pelos internautas é o teste de velocidade.  Apenas com ele, você conseguirá saber se sua conexão está dentro dos padrões estabelecidos no contrato.

Mas na verdade, várias pessoas fazem o teste de velocidade também conhecido como speed test, entretanto não conseguem interpretar os resultados obtidos.

Dessa maneira, o usuário não vai saber se sua navegação está com algum problema. Se você está nessa situação, te explicamos passo a passo as principais informações fornecidas pelos medidores de internet. Assim você terá mais segurança e vai aprender os principais conceitos expostos na sua tela após o teste.

Caso a velocidade esteja baixa, você terá argumentos para entrar imediatamente em contato com sua prestadora de serviços.

Mbps e MB – entenda a diferença

É comum que os internautas se surpreendam quando se deparam com esses números e essas nomenclaturas. Às vezes o plano contratado é de 35 Mbps e consta 4,35 MB na tela. Isso é normal, fique tranquilo.

Acontece que os planos são vendidos por Mbps, que se refere a quantidade de Megabits por segundo, mas dependendo do teste de velocidade utilizado, você terá acesso ao número em MB, ou seja, megabytes por segundo.

Essa diferença pode ser explicada da seguinte maneira: 1 Byte é equivalente a 8 bites, por esse motivo os dados podem divergir dependendo da ferramenta utilizada pelo internauta. Para não confundir, basta pegar o valor apresentado e multiplicar ou dividir por 8.

Como interpretar corretamente um teste de velocidade?

Assim que o teste for iniciado, a plataforma usada vai indicar qual é o IP do computador ou qualquer outro dispositivo pelo qual o teste está sendo realizado. O IP é uma espécie de endereço de rede. O mesmo é utilizado para que se identifique qual servidor está relativamente mais próximo do internauta.

Em menos de um minuto o teste será concluído. Depois disso, o usuário terá acesso a três informações, que são as mais importantes: A velocidade de download, a velocidade de upload e a latência, mais conhecida como Ping.

Download

Ao baixar algum arquivo, seja um episódio de uma série, um filme ou uma música no seu aplicativo predileto o dispositivo intermediador precisa obrigatoriamente conectar-se com um servidor para que o tráfego de dados seja viabilizado.

Feito isso, os downloads são concluídos e tudo estará descarregado em seu smartphone, tablete ou PC. A velocidade do download então diz respeito a rapidez desse tráfego.

Se os números estiverem normais, então tudo bem, mas lembre-se que há uma margem de erro a ser levada em consideração, por isso é preciso acessar um bom teste de velocidade. (Link: Você está recebendo a internet que está pagando?)

Upload

Diferentemente do download, o upload é a velocidade com que você carrega seus arquivos. Ela exerce influência quando o usuário vai fazer uma transmissão ao vivo, quando vai subir um vídeo no Youtube, ou quando vai jogar online.

É normal que esse tipo de velocidade seja um pouco mais baixa. Isso acontece porque boa parte dos usuários baixa mais arquivos do que envia. Mas se os resultados estiverem muito baixos, é essencial que o plano seja verificado. Vale lembrar-se da diferença entre os conceitos Mbps e MB, ok?

Ping – Latência

Se você é adepto ao mundo de games online já deve ter ouvido falar desse termo. Ele é muito utilizado nos jogos. O ping diz respeito a velocidade de reação de sua conexão. Quanto menor for o valor do Ping, melhor o desempenho de sua internet.

Caso você tenha um plano com uma velocidade de upload alta e o ping estiver alto, as informações demorarão a serem enviadas. Então, como consequência seu dispositivo começa a travar quando você vai tentar acessar alguma página ou enviar algum arquivo.

Como fazer um teste de velocidade de internet?

teste de velocidade

Sabendo interpretar todos estes conceitos, parece que as informações ficam bem mais claras, não é mesmo? Agora é só fazer o teste. Basta acessar o medidor de velocidade e clicar em “Iniciar”, posteriormente os dados começarão a ser analisados.

Para que haja segurança no seu teste, utilize o site Medidor de Internet, ele lhe informará o necessário de forma confiável e eficaz!

TESTE DE VELOCIDADE de internet | Medidor de internet
4.3 (86.67%) 2238 votos