VELOCÍMETRO – Teste de velocidade | Medidor de internet

A velocidade da internet é essencial para que possamos fazer nossas tarefas em plataformas online. As taxas de download e upload determinam a eficiência na transmissão de dados entre o computador do usuário e o site desejado. Entretanto, alguns problemas podem ocorrer e diminuir a velocidade. Mas saiba que você pode usar um velocímetro!

O velocímetro é uma ferramenta que testa a velocidade da sua conexão de internet. Este dispositivo tem se tornado muito popular, visto que há muitas reclamações por parte dos clientes quanto à velocidade contratada. Veja agora algumas informações sobre a velocidade da internet e como testar a sua conexão.

Especificações para a velocidade da internet

A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) exige que a velocidade da internet seja em média 80% da contratada. Ainda, esta velocidade não pode ser inferior a 40% do total contido no plano da operadora. A ANATEL também informa que a falta de transmissão na internet não pode ultrapassar 0,5% do tempo em um mês, o que dá aproximadamente 3h30 de duração.

Então, na prática, um cliente que contratou um serviço de 30 Mb tem de receber em sua casa uma internet com velocidade média de 24 Mb. Neste mesmo caso, a velocidade não pode ser inferior a 12 Mb. Se você perceber que sua conexão está fora destes padrões, entre em contato com a sua operadora e solicite providências.

Da sua própria casa, o cliente pode testar a velocidade da internet utilizando-se de diversas ferramentas digitais. Normalmente, estes sites são gratuitos e fáceis de usar. Neste post iremos explicar como funciona o velocímetro de teste da internet. Portanto, acompanhe aqui e fique atento na velocidade da sua conexão.

Como funciona o teste com velocímetro

Primeiramente, o velocímetro detecta qual o servidor mais rápido próximo à casa do cliente. Deste modo, o teste garante maior precisão, pois a transmissão de dados será de alta qualidade. Então, é iniciado o chamado teste de latência, no qual o download de um pequeno arquivo é realizado por diversas vezes.

O teste de latência é um procedimento conhecido como ping, o qual permite avaliar o tempo de envio e recebimento de um sinal solicitado pela sua conexão. Logo, a eficiência e os aspectos da transmissão podem ser estabelecidos e analisados.

Em seguida, é realizado um teste de download. Nesta fase, diversos arquivos são baixados pela sua conexão a fim de calcular o tempo médio para que estas operações aconteçam. Então, a velocidade de download da sua internet pode ser avaliada pelo velocímetro.

Os arquivos baixados são seguros, não contendo dados significativos. Portanto, fique tranquilo e busque realizar o teste com o velocímetro.

Por fim, é realizado um teste de upload. Na direção contrária do teste anterior, diversos arquivos são enviados para o servidor. Mais uma vez, o tempo para estas operações são calculados, obtendo a velocidade de upload da sua conexão. No total, todo o teste não leva mais que 3 minutos e pode ser realizado de qualquer computador conectado à uma rede de internet.

Dicas importantes sobre o uso do velocímetro

velocimetro

Muitos sites contendo velocímetros possuem um histórico das pesquisas. Com isso, é possível acompanhar o dia a dia da velocidade da sua internet. Este fato pode ajudar você a recorrer à sua operadora para requisitar que a internet seja reparada, pois a velocidade não está compatível com a contratada.

Há algumas dicas importantes para que o teste com velocímetro seja de alta eficiência. Feche todos os programas e aplicativos que estiver usando no computador. Interrompa qualquer outro processo que também esteja ocorrendo na sua máquina. Deixe-a livre somente para o teste de velocidade.

Se possível, conecte o seu computador na internet através de um cabo. Assim, interferências físicas ou eletromagnéticas que estão presentes no local não irão prejudicar o teste. Este é um ponto interessante, pois às vezes a velocidade da internet não está boa justamente por bloqueios na transmissão de sinal na própria casa do cliente.

Então, caso esteja desconfiado que sua internet não esteja com a velocidade ideal, faça um teste no velocímetro. Procure por uma ferramenta com destaque no mercado e analise a eficiência da sua conexão. Não deixe que o seu trabalho e lazer sejam prejudicados por uma má qualidade do serviço da operadora!

VELOCÍMETRO – Teste de velocidade | Medidor de internet
5 (100%) 2237 votos