Velocímetro de internet: Você sabe o que é e como utilizar?

O velocímetro de internet serve para medir a velocidade da sua internet e comparar se está recebendo a mesma velocidade contratada no pacote. O Velocímetro de internet, também é chamado de teste de velocidade, ou speed test. E realizar este teste esporadicamente é muito importante para acompanhar se de fato o que foi combinado com a operadora está sendo cumprido e averiguar possíveis erros.

Ao testar a sua internet de maneira regular, é possível avaliar a velocidade da sua conexão de forma extremamente simples e rápida, e analisar o status do serviço de internet que você contratou. Tudo isso clicando no Botão Iniciar do velocímetro.

Claro que não é um ato comum acessar diariamente o velocímetro de internet e ficar medindo a velocidade da sua conexão a todo momento, esperando que o resultado seja um número exatamente igual ao contratado.

Mas quem nunca sofreu com a lentidão da internet?

Seja ao assistir a um filme após um dia cansativo de trabalho ou acompanhar o final de um campeonato de futebol. Seja para enviar aquele e-mail importante ou apenas olhar as notícias do dia. Se tem algo que de fato é irritante, é a lentidão da internet. Ainda mais se você sabe que contratou um pacote de dados bom o suficiente para evitar esse tipo de situação.

Quando isso ocorre, vem a pergunta: Mas será que estou recebendo a velocidade certa que eu contratei? A resposta para esta questão está no resultado do teste de velocímetro.

Como utilizar o Velocímetro de Internet?

Para responder essa questão, basta acessar um site especializado em testar a velocidade da Internet, como o Medidor de Internet, e clicar em INICIAR TESTE.

Ao utilizar o velocímetro, ele irá identificar o seu IP e começará a analisar e medir a velocidade de download e upload, bem como avaliar o Ping, que mede em quanto tempo um pacote de informações leva para ir até o destino e voltar, ou seja, mede o tempo de atraso (quanto menor este valor, mais rápida é a sua internet) e o Jitter, que mede o atraso na entrega de dados de uma rede da internet.

O resultado deste teste por meio do velocímetro não será exatamente igual ao pacote contratado. Há uma certa variação. Mas uma variação pequena. Se esse número for muito exorbitante, é extremamente recomendado que você entre em contato com a operadora contratada para realizar a reclamação e solicitar imediatamente que a velocidade contratada seja aplicada. Você pode, inclusive, salvar estes resultados para apresentar à operadora e utilizar como argumento no momento da reclamação.

Quais fatores interferem na velocidade da sua conexão?

Apesar de, na maioria das vezes, a lentidão na sua internet ser ocasionada por alguma falha da operadora, há alguns fatores externos que podem contribuir para ocasionar essa lentidão. Veja abaixo os principais deles, de modo que você possa realizar os ajustes que estão nas suas mãos antes de efetuar uma reclamação junto a operadora.

Circunstancias naturais do tempo

Já percebeu que é só chover que a internet fica mais lenta ou até cai? Teste o velocímetro de internet em dias de chuva e comprove. Fatores naturais ligados ao tempo, como chuva, ventania entre outros, interferem no sinal e na velocidade da internet. Portanto, dias de chuva não são parâmetros para realizar uma reclamação, ok?

Malware, Spyware e vírus

Você costuma baixar muitos arquivos? Bom, pode ser que seu computador tenha pego um vírus ou Malware, que são softwares/programas que danificam e espionam o seu computador. Por isso é tão importante utilizar um bom programa de antivírus e fazer a varredura sempre.

Distância entre servidor e usuário

Quanto mais distante você estiver do servidor, mais lenta será a velocidade.

Após realizar todas essas otimizações, utilize novamente o velocímetro para medir sua internet e vaja os resultados. Se ainda estiver ruim, está na hora de contatar sua operadora.

Aproveite para cotar seu Combo de Telefonia e Internet com empresas renomadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *