Como a velocidade da internet pode afetar o seu site

Quando se tem uma loja virtual, uma das questões, na qual, o dono precisa se atentar é em relação ao desempenho do site, pois pode ser a partir daí que isso gere mais sucesso para o seu negócio. E caso, o visitante fica um longo período na espera pelo carregamento da página, isso acaba prejudicando. Afinal, na era da informação, ninguém aguenta estar em um site lento, não é verdade?

Fora que os operadores também se prejudicam, pois, um site lento, menos pessoas acessam e isso faz com que a empresa perca as vendas. Segundo uma pesquisa realizada pela Backlinko, sites que levam mais tempo em relação aos outros, podem significar um problema no posicionamento orgânico de busca.

Em suma, sabemos que a velocidade de um site interfere diretamente no engajamento dos visitantes, na taxa de conversão e nos rankings de busca orgânica.

velocidade do site

Se você está curtindo, sugiro que continue a ler este post a respeito de velocidade dos sites. Confira a seguir:

Quais são os fatores que afetam a velocidade do site

Além dos rankeamento do Google, existem outros fatores que podem afetar a velocidade do site. Veja abaixo quais são:

  • Servidor limitado: Não adianta ter uma internet rápida, se o servidor não comporta o suficiente. Se o caso for esse, a internet ficará cada vez mais lenta.
  • Distância entre usuário e servidor: Quanto mais distante o servidor, mais lenta serpa a velocidade da internet. Existem alguns sites que utilizam mais de um canal ao mesmo tempo, o que atrapalha bastante. Um dica é usar os CDN (Content Delivery Network) – uma rede de distribuição que oferece conteúdos de forma mais rápida em massa; uma forma de GPS. 

Como testar a velocidade do site?

Antes de começar a testar a velocidade do seu site, a recomendação é que você feche todos os programas, principalmente aqueles serviços na qual precise de internet, conecte na entrada do seu provedor. Isso faz com que você ache o erro mais facilmente.

Hoje, existem diversos aplicativos para testar a velocidade do site como GoolePageSpeed Insights ou até mesmo o GRmetrix. Assim, escolha um de sua preferência.

Você pode realizar um teste de velocidade de internet utilizando o medidor de internet.

O que fazer para o carregamento ficar mais rápido?

Uma pesquisa desenvolvida pela Pingdom  mostrou que o tempo necessário de carregamento é de no máximo 5 segundos. Caso,demore mais do que o esperado, consequentemente você perderá mais usuários. E, alem disso, a possibilidade não ter o seu site na primeira página de busca do Google será maior.

Então, se você quiser entender como melhorar a performance do seu site, acompanhe abaixo algumas dicas importantes. Confira:

Programação otimizada

Quando um site é processado pelo servidor, automaticamente ele faz milhares de cálculos e consultas nos bancos de dados. A cada solicitação, vai emanar mais processos no servidor.

Para ajudar, refatore o código, retire o máximo de cálculos e consultas que possam ser desnecessárias para a página voltar ao normal.

Peso das imagens

Antes de postar qualquer imagem na web, entenda qual é a formato que você irá exportar: Gif, Png ou Jpg? Estamos falando sobre as imagens, pelo fato de que a compressão pode mudar o tamanho e o cálculo final, mudando significativamente a velocidade que o site pode ser carregado.

Hospedagem semi-dedicada e dedicada

Depois das dicas que oferecemos, você deve estar pensando se o seu site está realmente otimizado, não é mesmo? A resposta é NÃO. De nada adianta se o servidor não entregar o processo necessário para o site esteja em perfeita condições para estar no ar.

É a partir de então que a hospedagem em servidor entra em ação. Por exemplo: se você optar por um plano básico de hospedagem em servidores compartilhados, serão mínimas as chances de se obter um carregamento mais rápido.

Por isso, antes de mais nada, busque entender a diferença sobre quais são os tipos de planos e serviços que a hospedagem oferece a você!

Conclusão

Em suma, não adianta ter um site todo completo – com todos os produtos/serviços, layout excelente, sem nenhum erro, etc – se o tempo de carregamento do site é muito mais devagar diante dos seus concorrentes. Com isso não irá garantir muita vantagem, não é mesmo?

No entanto, entenda que não serão todas os exemplos citados acima que irão influenciar de fato no tempo. Pode ser que algumas já forma aplicadas no site. A sugestão é usar as ferramentas de teste para avaliar e ver quais serão as ações a serem feitas.

Se você quer deixar o seu site mais rápido, pode entrar em contato com uma agencia de marketing digital .

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *