Hospedagem de site: O que é preciso saber para escolher um bom servidor?

HOSPEDAGEM DE SITE: O QUE É PRECISO SABER PARA ESCOLHER UM BOM SERVIDOR?

Contratar um servidor de hospedagem parece fácil e até é, mas antes da contratação em si, é preciso saber quais pontos você deve se atentar para contratar melhor serviço. Existem diversos tipos de hospedagem de site e cada um deles é focado em certos tipos de projetos web, por isso é muito importante se inteirar sobre o assunto para fazer a escolha certa.

Por isso, antes de pesquisar sobre as principais ofertas de mercado, checar a referência das empresas e pedir indicações sobre o serviço, você deve saber  que, de fato, você precisa em seu servidor de hospedagem para entender quais são os principais recursos que você deve procurar nos planos de hospedagem disponíveis.

Quanto mais pesquisa você fizer antes de partir para a contratação melhor. É preciso entender como funciona uma hospedagem de site e como ela pode ajudar o seu projeto a crescer na internet. Assim, identificar um bom plano e uma boa empresa para prestar o serviço não será nada complicado.

Confira nossas dicas para saber como avaliar e escolher corretamente um plano de hospedagem:

Pesquise minuciosamente os mais variados tipos de planos de hospedagem

Existem vários tipos de planos de hospedagem, entre eles estão os de servidores VPS, servidores dedicados, servidores compartilhados e até planos de revenda. Além disso, existem planos específicos para certas plataformas.

Com o crescimento do WordPress, por exemplo, muitas empresas de hospedagem de sites desenvolveram servidores específicos para sites que utilizam a plataforma. Quem hospedar um site numa hospedagem WordPress pode ganhar em desempenho em relação a outros tipos de hospedagem, o que é uma grande vantagem.

Também é possível encontrar planos de servidor na nuvem, o que facilita bastante as empresas menores por conta do investimento mais razoável e dentro da realidade e da facilidade de escalabilidade do sistema, que permite aumenta o consumo de recursos sem grandes dificuldades.

Quem precisa montar um projeto robusto, onde será preciso muito espaço de armazenamento, bom desempenho, alto limite de tráfego, dentre outros recursos deve procurar planos de servidores dedicados, que são mais recomendados para esse tipo de projeto.

Escolha um plano com bom suporte técnico

Além de escolher um plano que atenda as necessidades do seu negócio no âmbito dos recursos, também é preciso ficar de olho no suporte técnico oferecido pela empresa contratada.

Busque informações e referências e pesquise bastante para saber qual é a efetividade dos canais de atendimento dos fornecedores de hospedagem no mercado digital. Contar com uma equipe técnica pronto para lhe ajudar em qualquer problema ou tirar uma dúvida é essencial para que sua experiência com hospedagem de site valha a pena.

Nesse ponto, o mais importante é se inteirar de todo o processo de atendimento, verificando se ele tem pronta resposta, é rápido, é fácil e se realmente pode lhe ser útil. Faça isso antes de fechar com qualquer empresa para não ter dor de cabeça.

Certifique-se de um bom nível de segurança

Com o aumento de ataques virtuais aos mais variados tipos de projeto web, a segurança cibernética é um dos pontos mais importantes na hora da contratação de uma hospedagem de sites.

Por isso, é importantíssimo que você veja como funciona a equipe de segurança das empresas de hospedagem. Veja se é feito uma varredura do sistema com frequência e se o suporte técnico está disponível 24h para resolver o problema.

Saber quais são as medidas tomadas pelas empresas para coibir os crimes virtuais e impedir o roubo de dados e as invasões aos servidores é muito importante. Busque saber como a empresa contratada lida e aplica medidas de segurança para garantir que o seu site esteja sempre seguro.

Saiba qual é o uptime do servidor de hospedagem oferecido

Pouca gente sabe o que é uptime, mas é bem fácil de entender. Uptime é o tempo de atividade de um servidor de hospedagem. Em resumo, quanto mais alto for o uptime, menor serão as chances do seu site ficar fora do ar e não poder receber visitas.

Muitos planos de hospedagem oferecem taxas de uptime bem baixas, o que pode significar um grande prejuízo para o seu projeto, dependendo de quanto tempo ele pode ficar fora do ar. Escolha planos que consigam oferecer uma garantia de 99,9%, o que significa que o seu site apenas 0,1% de chance de ficar fora do ar, o que é quase irrelevante.

Veja quais são os recursos adicionais disponíveis

Cada plano de hospedagem possui uma leva grande ou pequena de recursos adicionais disponíveis. Por isso, na hora de escolher o seu plano de hospedagem esteja atento e compare os recursos que cada plano oferece.

Você pode, por exemplo, ganhar um certificado SSL gratuito, o que aumenta a segurança do seu site, pode também ter serviços de contas de e-mail, antispam, ferramentas de backup, entre outros recursos essenciais para a segurança e o bom desempenho do seu projeto na web.

Escolha o plano de melhor custo-benefício

Depois de comparar todos os pontos citados acima, é hora de levar em consideração tudo o que está sendo ofertado e avaliar o custo-benefício de cada um deles. O custo-benefício é uma relação entre o serviço ofertado e valor cobrado por ele, assim você terá a certeza de estar pagando um preço justando pelo serviço de hospedagem de sites.

Veja se há algum plano que ofereça os mesmos recursos que outros por um preço mais acessível. Por outro lado, se os preços forem bem parecidos, veja se existem planos que oferecem mais recursos. Isso pode lhe ajudar a fechar contrato com um serviço que lhe traga um preço justo com vantagens que podem fazer a diferença para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *